Seja por não encontrar vagas públicas com facilidade ou então para evitar a abordagem de flanelinhas, boa parte dos caxienses prefere estacionar em estabelecimentos privados quando vai até a região central da cidade.
Opções para os adeptos dessa prática não faltam: o Pioneiro chegou a contar 58 estacionamentos rotativos no Centro em uma área de pouco mais de 50 quadras. O percurso escolhido abrangeu sete das principais ruas centrais, no quadrilátero compreendido entre as ruas Coronel Flores, Ernesto Alves, Guia Lopes e Os 18 do Forte.
Mesmo com a localização sendo aproximada, os preços pesquisados variam bastante. Em uma distância de apenas três quadras na Sinimbu, por exemplo, uma diferença de até 200% foi observada entre os valores cobrados durante a primeira hora do serviço (veja mapa abaixo).
Junior Guera, proprietário do Golf Park, explica que a diferença normalmente ocorre em função da infraestrutura oferecida pelos estabelecimentos. Em alguns estacionamentos, exemplifica ele, as vagas são cobertas enquanto que em outros, os veículos ficam expostos às condições climáticas.
- Tem outros pontos, como a segurança, a iluminação, a utilização de manobristas. Não considero concorrência do meu estabelecimento quem não possui todos esses adicionais - destaca.
A informalidade também é apontada por profissionais do setor como causa da disparidade de valores. Marcelo Bohrer, gerente geral da Auto Park na Serra, ressalta que o custo com encargos nas empresas regularizadas têm feito os valores subirem nos últimos anos.
- As bandeiras maiores do setor, que possuem profissionais regularizados e cumprindo a carga horária corretamente, inevitavelmente cobrarão mais do que os estabelecimentos informais. É como no comércio, quem paga menos tributações vende mais barato - compara.
Ver Estacionamentos rotativos na área central de Caxias do Sul num mapa maior
Leia mais sobre o assunto no Pioneiro desta segunda.
Raio X dos estacionamentos
Preço cobrado na primeira hora de estacionamento varia até 200% no centro de Caxias
Levantamento do Pioneiro foi realizado na última terça e quarta-feira em 58 estacionamentos
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: