A economia de Caxias do Sul ainda não dá sinais de recuperação. Seguindo a tendência de desaceleração, o mês de abril fechou em queda de 12,2% na comparação com março. Os dados foram divulgados na tarde desta terça-feira pela Câmara da Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Tanto indústria (-10,7%), quanto comércio (-12,4%) e serviços (-14,8%) apresentaram números negativos em relação ao mês anterior. A queda dos indicadores pode ser explicada porque a comparação com o mês passado era alta.
- Março é sempre um mês mais forte porque é a volta das férias e tem mais dias úteis do que abril - diz o diretor do departamento de Economia, Finanças e Estatísticas da CIC, Carlos Zignani.
- O comércio não deixa de ser um espelho da indústria. Esse setor já vinha demonstrando sinais de queda e o comércio continuava crescendo. Nos últimos meses é que o comércio também começou a acompanhar esse decréscimo. Mas, nossa expectativa é que isso se estabilize em maio - aponta o diretor financeiro da CDL, Valtuir Rizzo.
No acumulado do ano, a economia caxiense registra aumento de 1,7% e no acumulado dos 12 meses, 2,1%. A expectitiva é de melhora nos indicadores a partir de agosto.
Pé no freio
Economia de Caxias do Sul tem retração de 12,2% no mês de abril
Balanço foi divulgado pela CIC e CDL na tarde desta terça-feira
GZH faz parte do The Trust Project