A safra 2012 deve ser uma das melhores da história em qualidade. O pesquisador da Embrapa Uva e Vinho, de Bento Gonçalves, José Eduardo Monteiro, explica que as condições meteorológicas dos últimos meses do ano passado e dos primeros de 2012, com chuvas abaixo do normal, foram ideais para a produção de uvas para vinhos finos.
_ Menos chuva significa menos incidência de doenças e melhor qualidade de modo geral. Isso permite que a uva fique mais tempo no campo para maturar mais. Em anos chuvosos, é difícil de controlar as doenças, então, as frutas são colhidas logo para não apodrecerem _ aponta Monteiro.
A análise do Grau Babo (índice de açúcar) de 280 amostras coletadas pela Divisão de Enologia as Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa) atestou a qualidade das uvas deste ano. A uva merlot, por exemplo, teve uma graduação média de 18,02, enquanto que, em 2005, havia sido de 18,13 e, no ano passado, de 16,12. A chardonnay registrou 17,08 de graduação média, diante de 17,44 em 2005 e 16,78 em 2011.
- Os graus são parecidos com 2005. Mas, agora, deve-se contar também a evolução enológica e do cultivo das parreiras. De 2005 para cá, tivemos modernização de vinícolas e vinhedos novos - aponta o presidente do Ibravin, Alceu Dalle Molle.
Presidente da Associação Brasileira de Enologia (ABE), o enólogo Christian Bernardi, concorda com a evolução de 2005 para cá:
- Os profissionais envolvidos ganharam know-how. Todos estão mais preparados para o trabalho, com mais experiência, mais conhecimento, mais estudos e mais tecnologia.
Por isso, a produção de vinhos 2012 deve ser o novo marco:
- Esta deve ser a próxima safra de referência. Daqui a dois ou três anos, quando falarmos de uma safra de qualidade, nosso parâmetro será: "esta safra é tão boa quanto a de 2012?" - aponta o presidente da ABE.
Leia mais sobre o assunto no Pioneiro desta terça-feira.
Vitivinicultura
Avanço da tecnologia deve fazer safra de vinhos 2012 ser melhor do que a de 2005, considerada marco de qualidade
Chuva abaixo do normal durante maturação e colheita colaboraram para sanidade dos frutos
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: