Para fugir da crise em um setor ou para se tornar mais competitivo e ampliar a participação no mercado, grandes e pequenas empresas da Serra têm apostado na diversificação da produção.
O consultor de empresas e professor do curso de Administração da Faculdade da Serra Gaúcha (FSG), Everton Massairo, avalia que quando se diversifica, é importante manter a linha do negócio.
- Primeiro, eu preciso entender qual é minha força, aquilo no qual eu sou bom. Preciso entender também qual o meu público-alvo e qual o meu foco - ensina Massairo.
Gerente de uma consultoria e coordenador do curso de Engenharia da Produção da FSG, André Cardoso Dupont, complementa que é fundamental saber se a fábrica está preparada para a nova produção, qual o investimento necessário e o possível retorno.
- Quando se pensa em diversificar, é preciso avaliar qual o benefício trará para o mercado e para a empresa - pontua Dupont.
Quando nasceu, há 25 anos, a Tecnovidro, de Farroupilha, era apenas uma vidraçaria. Cerca de um ano depois, a empresa começou a beneficiar vidros para a indústria da linha branca. E depois para a moveleira. Em 2005, foi criada a marca Saint Claire, especializada em portas para móveis. Em 2010, o grupo lançou a Casavitra e entrou no mercado de eletrodomésticos e utilidades para o lar. O carro-chefe dessa linha são os cooktops (fogão de bancada, fabricado com painel em vidro). E com uma novidade para os que já estavam no mercado: os vidros do cooktop são coloridos e estampados.
- Não tínhamos fabricante de cooktops no Estado. Santa Catarina colocava produtos aqui, empresas do Centro do país colocavam produtos aqui - conta o diretor-presidente do grupo, Marco De Bastiani. Leia mais sobre o assunto no Pioneiro do final de semana.
Novidades no mercado
Empresas da Serra investem na diversificação da produção
Apostar em novas linhas exige planejamento e análise de mercado
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