Os poloneses Marek Kondrat e Piotr Pabianski, proprietários da empresa Winarium, anunciaram em seminário na quinta-feira no Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho), em Bento Gonçalves, que escolherão uma vinícola gaúcha para abastecer a rede de 10 lojas na Polônia.
Segundo Kondrat, é assim que a loja costuma trabalhar com novos mercados. O proprietário da loja disse ter usado o mesmo critério com a Argentina, que agora já conta com três marcas diferentes à venda na Winarium.
Na quarta-feira, os poloneses participaram de uma rodada de negócios na sede do Ibravin, em Bento Gonçalves, com seis vinícolas (Dom Cândido, Panceri, Piagentini, Pizzato, Casa Motter e Boscato).
Um dos principais critérios de seleção da vinícola gaúcha que será eleita pelos poloneses como primeira fornecedora do Brasil é a variedade de produtos. De acordo com Kondrat, a ideia é escolher uma empresa que possa oferecer vinhos de todas as faixas de preço. "Esperamos que o consumo per capita cresça de 5 a 15% por ano", observou. Para atender à demanda crescente por vinhos, os poloneses planejam dobrar o número de lojas este ano - abrindo 10 novas filiais. A empresa vende cerca de 30 mil garrafas de vinhos finos por mês.
Mercado polonês
Nos dois últimos anos, a Polônia comprou US$ 111,4 mil de seis vinícolas brasileiras. Pelo seu potencial, a Polônia é um dos oito mercados-alvo dos vinhos brasileiros este ano e no próximo. A vinda da comitiva polonesa foi promovida pelo Projeto Wines From Brazil, realizado em parceria pelo Ibravin e pela Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) como estratégia de promoção dos produtos brasileiros no país do Leste Europeu.
Economia
Empresários poloneses escolherão uma vínícola gaúcha para abastecer rede de lojas no país
Um dos critérios de seleção é a variedade de produtos
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