Os poloneses Marek Kondrat e Piotr Pabianski, proprietários da empresa Winarium, anunciaram em seminário na quinta-feira no Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho), em Bento Gonçalves, que escolherão uma vinícola gaúcha para abastecer a rede de 10 lojas na Polônia.
Segundo Kondrat, é assim que a loja costuma trabalhar com novos mercados. O proprietário da loja disse ter usado o mesmo critério com a Argentina, que agora já conta com três marcas diferentes à venda na Winarium.
Na quarta-feira, os poloneses participaram de uma rodada de negócios na sede do Ibravin, em Bento Gonçalves, com seis vinícolas (Dom Cândido, Panceri, Piagentini, Pizzato, Casa Motter e Boscato).
Um dos principais critérios de seleção da vinícola gaúcha que será eleita pelos poloneses como primeira fornecedora do Brasil é a variedade de produtos. De acordo com Kondrat, a ideia é escolher uma empresa que possa oferecer vinhos de todas as faixas de preço. "Esperamos que o consumo per capita cresça de 5 a 15% por ano", observou. Para atender à demanda crescente por vinhos, os poloneses planejam dobrar o número de lojas este ano - abrindo 10 novas filiais. A empresa vende cerca de 30 mil garrafas de vinhos finos por mês.
Mercado polonês
Nos dois últimos anos, a Polônia comprou US$ 111,4 mil de seis vinícolas brasileiras. Pelo seu potencial, a Polônia é um dos oito mercados-alvo dos vinhos brasileiros este ano e no próximo. A vinda da comitiva polonesa foi promovida pelo Projeto Wines From Brazil, realizado em parceria pelo Ibravin e pela Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) como estratégia de promoção dos produtos brasileiros no país do Leste Europeu.
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