Em Porto Alegre 12.128 candidatos fizeram o concurso do Banco Central do Brasil. A busca era por estabilidade e um bom salário - de até R$ 12.413,65. A Faculdade Porto-Alegrense (Fapa), maior local de provas na Capital, concentrou 1.923 dos 9.245 inscritos para as 150 vagas de nível médio, e todos os 2.648 que tentam as 350 vagas de nível superior.
A jornalista Débora Gomes é funcionária pública da Prefeitura de Eldorado e diz já ter feito muitos consursos. Ela tenta uma vaga para analista, atraída pela remuneração. Para responder as questões de direito, língua portuguesa, atualidades, raciocínio lógico e as específicas da área, Débora estudou sozinha através de apostilas.
O estudante de economia Aaron Rabelo, fez a prova para nível médio. Além do interesse em "se garantir na vida", o rapaz diz buscar experiência em concursos, e está se inscrevendo em vários deles. Para alcançar o objetivo de ser aprovado, ele fez cursinho e segue estudando para não perder o ritmo.
As provas começaram às 9h. Os concorrentes ao cargo de técnico tiveram 4 horas para responder as questões. Quem tentava uma vaga de analista fez as provas discursivas pela manhã e fará as objetivas à tarde.
O total de inscritos no Brasil é de 244.001, sendo 188.750 para nível médio e 55.251 para nível superior.
Economia
Concurso do Banco Central reúne mais de 12 mil candidatos na Capital
Cerca de 244 mil inscritos disputam vagas de nível médio e superior em todo o país
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: