Apesar de tocar violão desde os oito anos e de compor desde a adolescência, o show marcado para este domingo, no UCS Teatro, representa uma espécie de estreia para o caxiense Rafael Witt. É que ele começou a investir na divulgação de suas canções próprias no período da pandemia – o primeiro som foi lançado em março de 2020 –, o que impossibilitou uma apresentação ao vivo e com a presença do público. Mas chegou a vez de levar o universo íntimo das canções de Witt para o palco.
– É uma oportunidade também para mostrar para as pessoas que o que elas viram e escutaram online pode ser melhor ao vivo, uma maneira de me desafiar também a esse contato – conta o músico.
Witt é daqueles que sempre anda acompanhado do violão, ou seja, fez muitos shows informais ao longo da vida. Também se apresentou em várias edições do Cetec Festival, quando era aluno da instituição, e peregrinou por alguns barzinhos de Porto Alegre enquanto morava por lá. Mas a apresentação deste domingo carrega a potência de ser a primeira na qual o músico mostrará um repertório especialmente voltado para sua produção autoral. Claro que haverá alguns covers, mas Witt está especialmente interessado em conferir a reação do público às suas oito canções (sete já lançadas e uma que será mostrada pela primeira vez no show).
Uma das estratégias foi pensar num formato de show que representasse uma certa extensão do que o músico mostrou durante o período de distanciamento. Por isso, o palco terá elementos que remetem ao mundo particular de Witt. O próprio nome do espetáculo, Welcome into my universe (bem-vindo ao meu universo), reflete essa ideia.
– Será um ambiente confortável que remete ao meu quarto, queria trazer as pessoas para a minha intimidade – justifica.
Apostando num clima folk que bebe nas fontes do pop, do indie rock e do country, o músico compõe em inglês e possui ouvintes em países como Indonésia, Filipinas, Estados Unidos, México, Argentina, Chile, Peru e Portugal. Mais do que uma característica que confere potencial internacional à música de Witt, as letras servem também para não entregar de bandeja tudo que o artista imprime nas composições.
– Quando comecei a compor, tinha letras em português, mas ficava com vergonha de ser muito óbvio, sempre fui tímido. Com o inglês, consigo me expressar de uma forma mais indireta – completa Witt, que recentemente também ganhou uma composição de Gustavo Bertoni, da banda Scalene, novidade que será lançada em em breve.
Entre as canções de Witt, todas disponíveis nas plataformas digitais, merecem destaque o hit pronto Maybe Tomorrow, e a introspectiva Misery, na qual o músico explora muito de sua potência vocal. Ao vivo pela primeira vez, a expectativa é que as faixas ganhem ainda mais força no domingo.
Programe-se
- O quê: Show “Welcome into my Universe”, de Rafael Witt.
- Quando: neste domingo (21), às 19h.
- Onde: UCS Teatro.
- Quanto: R$ 35 (primeiro lote) e R$ 45 (segundo lote), disponíveis pela plataforma Sympla.