Faz tempo que a sustentabilidade deixou de ser tendência, para ser incorporada à vida real daqueles que se preocupam com o meio ambiente. Seja na produção de alimentos ou na moda, evitar o desperdício, rever processos produtivos e estimular o feito à mão estão cada vez mais comuns. É natural, portanto, que essa preferência também apareça na maquiagem.
A maquiadora e designer de sobrancelhas Dayane Mussoi foi uma das que decidiu apostar nessa linha e usar produtos orgânicos como diferencial no trabalho.
– Não só o que comemos deve ser livre de químicas, mas também o que entra em contato com a nossa pele, já que ela absorve 60% de tudo o que entra em contato – explica.
Segundo ela, com base em dados do Grupo de Trabalho Ambiental, as pessoas que usam cosméticos estão expostas a 170 substâncias químicas diferentes, como parabenos, sulfatos, fragrâncias sintéticas e corantes artificiais. A opção por produtos naturais serviria também para evitar problemas na pele – que vão de alergias a câncer. E já existem diversas marcas nacionais e importadas que estão apostando nesse filão, não se trata de produção caseira. A primeira a chegar por aqui foi a alemã Alva, que usa extrato de beterraba e corantes naturais para as tonalidades, por exemplo. Outro diferencial é a ausência de testes em animais.
– Boa parte dos ativos mais seguros usados em substituição aos agentes químicos têm uma atuação mais lenta e suave do que os equivalentes sintéticos. Posso pontuar o efeito acumulativo dos cosméticos naturais versus resultados imediatos paliativos dos cosméticos sintéticos, com tensores e silicones – completa.
Beleza
Conheça as maquiagens orgânicas
Opção por produtos naturais serve também para evitar problemas na pele
Tríssia Ordovás Sartori
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project