O Ira! não tem o que esconder. Por isso, talvez, tenha entrado às claras no palco da All Need Master Hall, sábado. As diferenças entre Nasi e Edgard Scandurra, a voz e a criação do Ira!, estavam evidentes: enquanto o vocalista vestia uma camiseta com o escrito em inglês "O que Johnny Cash faria?", o guitarrista vergava uma do Sonic Youth.
Folk versus noise rock. Era bem com esse espírito que eles estavam. Se o cantor ensaiava um que outro pulo - mas preferia mesmo olhar extasiado para o público _, o guitarrista estava disposto a fazer sua indefectível Strato verde falar, desconstruindo os inícios e solos das músicas.
No palco, Nasi e Scandurra trocavam um que outro olhar. E era o bastante. Os quase sete anos afastados eram imperceptíveis. A não ser pelo tamanho de Nasi, um quase Faustão do rock - graças a Deus sem as piadas infames - e as ausências do baterista André Jung e do baixista Ricardo Gaspa. Por vezes, parecia faltar fôlego ao cantor, mas muitos entenderam como um sinal de emoção dele, dono de (ainda) uma das vozes mais poderosas do BRock. A todo instante, ele pedia: "vamos lá, Caxias", solicitando ao animado público para cantar determinado refrão - o de Eu Quero Sempre Mais foi lindo de se ver.
Da abertura com Longe de Tudo, primeira faixa do primeiro álbum - Mudança de Comportamento (1985) -, a Núcleo Base - escolhida para fechar a primeira perna do show e também desse mesmo disco - o Ira! passou por hinos como Dias de Luta e Gritos na Multidão, além de Tarde Vazia e Tolices, duas das mais belas canções do cancioneiro dos paulistanos, e a nova ABCD, um mod à moda antiga do Ira!
Houve tempo para o bis, com canções como Girassol e a sensacional Prisão das Ruas, de Meninos da Rua Paulo (1991), além de covers destruidores para Foxy Lady, de Jimi Hendrix, e Pra Ficar Comigo, versão para Train in Vain, do Clash - tudo com Scandurra mostrando por que é o melhor guitarrista do rock brasileiro.
O Ira! pode até não ser mais o mesmo, mas continua bom. Assim como o velho rock and roll.
Set list
Longe de Tudo
Flerte Fatal
Assim que me Querem
Dias de Luta
Tarde Vazia
No Universo dos Seus Olhos
Flores em Você
Gritos na Multidão
ABCD
Tolices
Mudança de Comportamento
Rubro Zorro
15 Anos
Eu Quero Sempre Mais
Manhãs de Domingo
O Bom e Velho Rock'n'Roll
Envelheço na Cidade
Núcleo Base
Bis
Girassol
Arrastão
Pra Ficar Comigo (Train in Vain, do Clash)
Prisão das Ruas
Bebendo Vinho
Foxy Lady
Nas Ruas