Capitaneado pelo gestor cultural Jorge de Jesus (ou Mono, como é mais conhecido), o projeto Caxias Soul Duetos abre programação nesta quinta-feira. A ideia é promover encontros musicais, e mensais, de grupos que têm se destacado no cenário local com artistas já consagrados.
A primeira edição terá participação da banda caxiense de reggae Rutera e do ícone da MPG Nelson Coelho de Castro. As apresentações começam às 20h30min, na Casa da Cultura de Caxias (Rua Dr. Montaury, 1.333). A entrada é franca e os ingressos podem ser retirados na Casa da Cultura.
Nelson foi o primeiro a lançar um disco independente no Rio Grande do Sul. Os artistas que fazem parte do projeto Caxias Soul Duetos são, na maioria, independentes, também. Assim, o experiente músico dá dica sobre como gerir a carreira sem depender da indústria cultural:
- Primeiro gostaria de elogiar, e muito, o produtor cultural Jorge de Jesus e o seu projeto.
Ainda mais que ele é irmão do Eucajus, luminoso poeta desta cidade e meu grande amigo de outros carnavais. A dica reside aí. Projetos como estes são fundamentais para os novos grupos e artistas mostrarem seus trabalhos. Rezo para que tenha uma periodicidade perene e que outros venham. Pois que esta moçada, além de muito boa, é atilada. Ainda mais com as ferramentas que a minha geração jamais imaginaria poder um dia existir. Hoje se faz um disco em casa e mesmo de casa se divulga para o planeta, que virou um quintal com alpendre, parreira e goiabeira. O melhor: isto tudo sem depender da "indústria" cultural.
As outras edições do Caxias Soul Duetos terão apresentações de Carlos Zanettini e Bibiana Morena; Mindgarden e Teixeirinha Filho e Neto; Velho Hippie e Julio Reny; Lázaro Nascimento e Luís Vagner; Greek van Peixe e Gelson Oliveira; Mahabharata Instrumental e Mário Barbará; e GrandFúria e Tonho Crocco.
Compartilhando experiência
Primeiro artista do RS a lançar disco independente, Nelson Coelho de Castro fala sobre gestão de carreira
Músico participa do Caxias Soul Duetos, em show ao lado da banda de reggae Rutera, nesta quinta
GZH faz parte do The Trust Project