O clima de empolgação é grande nos bastidores da Orquestra Sinfônica da UCS (Osucs). Isso porque a estreia da temporada 2014 do projeto Quinta Sinfônica, nesta quinta-feira, será especial. Os músicos das Osucs vão tocar um grande concerto em conjunto com a Orquestra Sinfônica do Norte de Iowa (Osni), que faz minitemporada em Caxias. Os quase 100 músicos reunidos vão tocar a Sinfonia Nº 1 - Titã, do compositor austríaco Gustav Mahler (1860-1911). A apresentação ocorre na Igreja Imaculada Conceição (Capuchinhos), às 20h30min.
O maestro Manfredo Schmiedt, responsável pela regência do concerto, não esconde a alegria com o trabalho. Para ele, executar uma peça como essa representa uma conquista muito grande para uma orquestra com apenas 13 anos de existência como a Osucs. A obra escolhida, segundo Schmiedt, é um desafio em virtude da complexidade que Mahler deu a cada instrumento.
- A escrita musical dele faz com que cada instrumentista tenha partes que sejam desafiadoras e que sejam importantes dentro da obra. Ele usa todos de uma maneira brilhante. Com essa junção, ambas as orquestras têm essa alegria de poder realizar uma obra que por suas próprias forças talvez não conseguissem - pondera.
Os estudantes da Osni, formada por alunos entre 17 e 24 anos, têm aproveitado a troca cultural dos ensaios. O primeiro encontro com os músicos de Caxias foi ainda no domingo e o entrosamento foi imediato. Schmiedt recebe elogios à parte.
- É muito emocionante tocar sob a regência do maestro brasileiro. Ele nos olha nos olhos, respira música e realmente passa o que devemos tocar - destaca a violinista americana Keyle Beckea, 22.
A entrada para o concerto é franca, mas sugere-se a doação de alimentos não perecíveis.
Encontro musical
Osucs realiza concerto com orquestra norte-americana nesta quinta, em Caxias
Apresentação marca estreia da temporada 2014 do projeto Quinta Sinfônica
GZH faz parte do The Trust Project