A Nona Sinfonia de Beethoven (1770-1827) é considerada uma das maiores obras da literatura coral sinfônica e foi eleita pela Orquestra Sinfônica da UCS para o concerto desta quinta-feira, às 21h, na Igreja dos Capuchinhos.
- A Nona Sinfonia é um grande desafio e como novembro é o mês do nosso aniversário (da orquestra) queremos poder celebrar com algo especial - afirma o maestro Manfredo Schmiedt.
Beethoven partiu das tentativas de musicar o poema Ode à Alegria, de Friedrich Schiller, e incluiu vozes à composição. A Nona Sinfonia, explica o maestro, foi a primeira a utilizar coro e solistas em uma apresentação e dar à voz a mesma importância dos instrumentos.
Além das inovações de estilo, o desafio referido pelo regente expressa-se, também, em números. Para esse concerto, além dos 60 músicos da Osucs, foram convidadas 90 vozes do Coro Sinfônico da Ospa, além de quatro solistas: Stephanie Tingler (soprano norte-americana), Rose Carvalho (mezzo-soprano), Eduardo Bighelini (tenor) e Dan Germano (baixo).
Música clássica
Orquestra Sinfônica da UCS apresenta '9ª Sinfonia' de Beethoven nesta quinta, em Caxias
Concerto de aniversário será realizado na Igreja dos Capuchinhos, às 21h
GZH faz parte do The Trust Project