O amor pela cultura italiana está marcado na história da professora Fernanda Vizentin, 46 anos. Natural de Flores da Cunha, ela cresceu na colônia e foi até mesmo rainha da Fecouva, quando adolescente. Essa paixão foi compartilhada por ela com seus alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), em Caxias. Aproveitando o clima exaltado pela Festa da Uva — que tem movimentado a região e encerra sua programação neste domingo (6) — Fernanda incentivou o grupo de estudantes a recriar os trajes do trio de soberanas com materiais alternativos encontrados na "sucatoteca" da instituição. Depois de três dias de muito trabalho e dedicação, os alunos chegaram ao resultado atualmente exposto num mural no ginásio da Apae.
— Me surpreendi, eles (alunos) são muito detalhistas, foram procurando, descobrindo, chamavam atenção para coisas que eu mesma não tinha percebido. Quando começamos, não imaginei que ia sair tudo isso — conta Fernanda, orgulhosa do trabalho realizado ao lado dos nove alunos, com idades entre 15 e 22 anos.
O aluno Guilherme Deitos, 20, ficou responsável principalmente pela recriação do formato dos vestidos de cada soberana, já que gosta de desenhar desde criança.
— Fiz o braço dessa aqui na cintura — atenta ele para o detalhe na pose da princesa Bruna Mallmann.
Guilherme Rubini do Carmo, 15, estava orgulhoso com a participação no trabalho e contou que vai visitar os Pavilhões nesta sexta (4).
— Vou com minha mãe para ver o Alok — disse, empolgado com uma das atrações musicais da festa.
A psicóloga da Apae, Simone De Antoni Perini, aponta que trabalhos como o realizado sob os cuidados da profe Fernanda exercitam capacidades que a instituição se esforça em incentivar, como a criatividade, a independência e a autonomia. Além disso, a ação também reforça a inclusão dos alunos no espírito comunitário da Festa da Uva. Agora, a turma da Apae aguarda uma visita das soberanas Pricila Zanol, Bianca Fabro Ott e Bruna Mallmann.
— Se elas quiserem levar esse presente (o mural criado pelos alunos) para casa, terão que vir aqui buscar pessoalmente — brincou Simone.