O Cinema de Verão está de volta! Depois de uma pausa forçada pela pandemia, a oitava edição do projeto retorna às ruas de Caxias do Sul para sessões de cinema ao ar livre entre os dias 7 e 20 de março. Esse período de realização, inclusive, é uma das novidades deste ano — nas últimas edições, a programação rolou sempre entre janeiro e fevereiro. Segundo o curador e idealizador, Robinson Cabral, o objetivo é aguardar o encerramento da Festa da Uva e até mesmo usar o tradicional evento como parâmetro para avaliar a adesão do público aos protocolos de prevenção à covid-19, além de dar mais tempo para o arrefecimento da pandemia.
Seguindo a ordem cronológica que a iniciativa tem apresentado nos últimos anos, a programação da oitava edição será dedicada à década de 2000. E como esse foi uma período que evidenciou a produção audiovisual na cidade, para a abertura, o curador elegeu um filme caxiense: Júlio 24 Horas.
— É um panorama de 24 horas na Júlio (a avenida), com personagens marcantes e depoimentos. É um filme sobre a Júlio, que será exibido na Júlio — explica Robinson ao falar sobre o longa de Bruna Barella e Jorge Valmini, que ganha sessão gratuita na Praça Dante Alighieri na noite do dia 7 de março, às 20h.
Outra novidade da oitava edição são as sessões de curtas, todos caxienses, que vão rolar na Paralela nos dias 11 e 18 de março. De acordo com o curador, alguns, inclusive, serão de estreia. O encerramento será no pátio da Igreja São Pelegrino, com o belíssimo O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, considerado um marco do cinema, na noite do dia 20. Ao todo, estão previstas 28 sessões, com 32 filmes, que irão passar também por como lugares Santa Lúcia do Piaí, Galópolis, Forqueta e Desvio Rizzo.
Ah, e olha só que legal: para dinamizar a comunicação com o público, foram criados emojis temáticos de cada uma das atrações, como esses abaixo. O material estará em uma cartela adesiva, com as figurinhas prontas para serem coladas onde a imaginação do público quiser. A arte é de Breno Dallas.
Vale dizer que todos os protocolos de prevenção ao coronavírus serão respeitados. Nas sessões na Paralela, será exigido comprovante vacinal. O Cinema de Verão tem financiamento da Lei de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul, ProCulturaRS e é uma realização da Varsóvia educação e cultura.