Aí na foto acima estão reunidas algumas das estrelas da exposição Raízes, com abertura marcada para este domingo (21), às 15h, no hall de entrada da Secretaria da Cultura de Caxias (Estação Férrea). As mulheres são moradoras da cidade que possuem idades entre 57 e 97 anos e representam um alicerce da cultura afro local.
A mostra é organizada pela grife NêgaNagô que também assina os figurinos do ensaio. A marca – que merece ser conhecida, aliás – é comandada pela caxiense Jaqueline Silva, mulher negra que idealizou a mostra Raízes a partir da necessidade de exaltar e agradecer personagens tão importantes.
– Aquelas que vieram antes de nós foram muitas vezes consideradas invisíveis dentro da nossa sociedade. Sei que para eu dar alguns passos além, minhas ascendentes tiveram que retirar muitas pedras do meu caminho. Foi aí que nasceu o projeto, como uma forma de exaltação dessas mulheres que carregam com tanta beleza e com tanto sofrimento a nossa ancestralidade – justificou Jaque, à coluna.
As fotografias foram feitas por Tatieli Sperry, que explorou cenários naturais, reforçando conceitos como a ancestralidade e a ligação do feminino com a mãe terra.
– Tivemos um contato muito intenso com cada uma das mulheres na criação deste projeto. Nós escutamos histórias de uma carga emocional e de uma força muito grande – contou Jaque.
O ensaio, alusivo à Semana da Consciência Negra em Caxias, contou ainda com participações de Alexandro Pires (produção executiva), Paulinha Suzuki (arte gráfica) e Sabrina Moreira (assistência de fotografia). As modelos são Amália Regina da Silva Jardim, Benta Ferreira de Souza, Jane Denise Alves, Nilza Luz da Rosa, Onita Maria dos Santos, Onira Nunes da Silva e Terezinha da Silva.