Tem atividade cultural para toda a família marcada para o próximo domingo. É o espetáculo Para que servem as coisas?, da iniciativa Teatro em Família, que marca a expansão das atividades do Téti, festival dedicado ao público infantil e infantojuvenil realizado em maio deste ano. A montagem, do coletivo artístico Cena Expandida, apresenta as aventuras de um menino que descobre que os objetos têm vida. Por meio do teatro, da contação de histórias e de projeções mapeadas, a peça aborda temas relevantes como o autoconhecimento, a tolerância e o respeito às diferenças.
Com roteiro assinado pelas diretoras Tainah Dadda e Thais Fernandes, o espetáculo foi construído a partir de um material produzido por alunos do Ensino Fundamental da rede municipal de Canoas, onde a peça fez sua primeira temporada, em maio de 2018. Os desenhos feitos pelas crianças foram animados e fazem parte da encenação, representando objetos, cenários e personagens que interagem com o ator Eduardo D’ávila durante todo o tempo.
A exibição de Para que servem as coisas? será online e gratuita, pela página do Festival Téti no Facebook, a partir das 17h30min. O projeto Téti – Teatro tem Família tem financiamento da Lei de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul, com apoio cultural da Racon Consórcios, Banco Moneo, Pratavieira Shopping, Siviero e escola Esconderijo Sapeca. Quem assina a produção cultural é Cali Troian, com coprodução de Gabriel Zeni. A iniciativa prevê a realização de mais quatro espetáculos teatrais até o mês de dezembro — Alice além da toca do Coelho (dia 3 de outubro); Peteca Pião e Pique Pessoa (10 de outubro); Lúcia e o Navio EspaçoNave (7 de novembro); O Natal de Natanael (5 de dezembro).