Se você lembra com carinho deste logo aí embaixo, há grandes chances de se encontrar em alguma das fotos publicadas no perfil de Instagram @galleria99history. A página foi criada no último fim de semana por Leandro Gitaci, mais conhecido como Castor, um dos ex-proprietários do bar Galleria Estação Cultural. A ideia despretensiosa acabou gerando muita interação do público que frequentava o espaço em meados dos anos 2000.
— Sou um técnico de teatro que não está trabalhando muito ultimamente, daí resolvi começar a fazer essa pesquisa, porque é meio arqueológico isso, estamos procurando fotos de um período pré-Orkut (risos). Consegui juntar um pouco de material e depois que comecei a postar, o pessoal começou a mandar muitas outras fotos — conta ele.
Foram 140 imagens publicadas só no domingo, o que fez muita gente se marcar nos comentários e encher o coração de nostalgia. Os registros mostram uma grande gama de bandas independentes da cidade, muitas delas já extintas; e os habituais frequentadores do espaço em momentos de pura celebração, como este na foto acima. Os rostos iluminados pela luz artificial do flash remetem a um tempo em que a selfie de celular não existia, muito menos os filtros.
O Galleria foi um dos responsáveis por inaugurar a vocação cultural e notívaga que a Estação Férrea assumiu nos últimos anos. Inaugurado em dezembro de 2000, por Nano Drea, o bar ficou na ativa até 2006, posteriormente transformando-se em Vagão e Level Cult. A maior parte das fotos publicadas no perfil remetem à época em que Castor esteve à frente do estabelecimento, a partir do segundo ano até o final. Trata-se de um divertido registro sobre noites de muito calor, música e algum grau etílico. Ah, e se você tiver fotos desta época e quiser compartilhar, o perfil está aberto a contribuições.