Assim que soube da morte do cantor Paulinho, do Roupa Nova, divulgada na noite da última segunda-feira (14), o chargista da Serra Fredy Varela, 41 anos, pensou em fazer uma homenagem. O cantor integra memórias agradáveis guardadas por Fredy, como as festinhas de adolescente onde o clássico Whisky a Go a Go nunca faltava ou como a vez em que pode comprovar o carisma e simpatia de Paulinho ao encontrá-lo num evento em São Paulo. A ideia para a charge em homenagem ao cantor, vítima de covid-19, surgiu muito rapidamente e em menos de 15 minutos o trabalho ficou pronto. A repercussão que ele vem causando, no entanto, já dura dias. A charge que mostra Paulinho recebendo uma “roupa nova” com asas já trouxe mais de dois mil seguidores ao perfil do Instagram de Fredy. A visibilidade acabou sendo ainda maior na noite de domingo (20), quando o trabalho foi mostrado numa matéria com participação dos filhos do cantor, veiculada no Fantástico.
Fredy comenta que, dias antes, tinha sido contatado por uma produtora do Grupo Globo, que pediu autorização para veicular o material. No domingo, no entanto, acabou esquecendo de conferir se a charge apareceria na televisão, mas logo foi avisado por amigos.
— Eu estava saindo da casa da minha namorada e começou a chegar mensagens de quem viu a charge na televisão. Minha mãe me ligou emocionada, fiquei bem feliz com a repercussão ao meu trabalho — conta o chargista, natural de Bom Jesus e radicado em Caxias.
Para Fredy, o sucesso comprova que ele tomou a decisão certa ao investir na publicação independente de suas charges, via internet. O artista já foi colaborador fixo do Pioneiro entre 2007 e 2011 e, atualmente, contribui com veículos como Jornalistas Livres e Quebrando o Tabu. Quem quiser conferir o talento de Fredy pode seguir as redes do artista (@fredyvarela, @chargistas e @zepensanu), atualizadas quase que diariamente.