Você já ouviu falar de Alfredo Bedin? Pintor e ilustrador caxiense, ele morreu em 2000, aos 78 anos, deixando um acervo de mais de oito mil obras com traços marcantes como os mostrados ao lado. Um projeto habilitado neste ano pela Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Caxias do Sul possui o nobre intuito de jogar luzes na produção artística de Bedin. O projeto está em fase de captação de recursos e pretende valorizar e popularizar o legado do artista.
Organizado pela filha de Bedin, Isabel Inês, a proposta prevê a catalogação das peças, além de uma exposição itinerante com 30 obras em três galerias da cidade – na Casa da Cultura, no Campus 8 da UCS e no Centro de Cultura Ordovás. Já o acervo ficará disponível à visitação, da comunidade em geral. A catalogação será executada pela professora e artista Jane De Bhoni e a curadoria da mostra será assinada pela doutora em Artes Visuais Silvana Boone.
Bedin foi um artista autodidata que se aventurou por técnicas como o desenho, a pintura e as gravuras, utilizando ferramentas como lápis, aquarela, caneta esferográfica, pastel, tinta óleo e acrílica. Para tornar o nome de Alfredo Bedin presente na história da arte local, o projeto precisa arrecadar R$ 59,9 mil. Empresas interessadas apoiar a proposta podem entrar em contato pelo email projetoscaptacoes@gmail.com ou pelo telefone (54) 99663-4357.
Leia também
Cris Pereira se apresenta em Caxias na retomada da Noite da Comédia VÍDEO: poeta Polliana Abreu lança versão audiovisual de seus textos
Papo Coletivo promove conversa sobre moda, mulheres e o Islã
Artista carioca Warley Goulart ministra curso online promovido pelo Instituto de Leitura Quindim
Banda Ligante Anfetamínico recruta a força feminina para participar de clipe
Confira as datas da Mostra Tum Tum 8
Grafite dá nova cara à fachada de escola no bairro Santa Fé