Está tramitando na Câmara de Vereadores de Caxias um projeto que declara o Instituto de Leitura Quindim como de utilidade pública. A proposta é de autoria da vereadora Denise Pessôa (PT) e pretende valorizar a biblioteca que é referência no incentivo à leitura infantil na cidade.
Leia mais
Silvana Boone ministra curso online sobre mulheres artistas
Canal do Instituto Quindim no YouTube oferece atividades lúdicas para crianças
Iniciativas em Caxias incentivam o isolamento criativo
Com mais de cinco mil títulos em acervo, o Quindim também organiza e se envolve em diversas ações importantes de fomento à leitura. Uma das mais recentes é uma parceria com a Secretaria Municipal da Educação que está capacitando professores da cidade a desenvolverem seus projetos de leitura junto às bibliotecas escolares. Passando por momento desafiador, assim como todo o setor cultual, o Quindim se mantém com recursos próprios, recursos dos dirigentes e de pequenos apoios.
Para o diretor do instituto, Volnei Canônica (acima), a possível aprovação do projeto que declara o Quindim de utilidade pública ajudaria até mesmo em futuras parcerias, patrocínios e editais. Mesmo não sendo uma garantia de verbas, representaria uma valorização importante da sociedade frente ao trabalho desempenhado por lá.
– Eu sempre disse que não faria sentido se Caxias não tivesse esse projeto como um projeto da cidade. Ele tem que ser recebido pela cidade, entendido pela cidade. É uma instituição privada, sem fins lucrativos, mas totalmente voltada para a sociedade. Ser reconhecido pela comunidade e pelo poder público é também uma forma de ajudar a projetar cada vez mais Caxias do Sul nesta área — defende ele.
Leia também
Quer supreender? Faça um risoto de aspargos com salmão assado
Sandra Cecília Peradelles: 100 mil dores, um milhão de lágrimas
Em cartas destinadas aos filhos, pais descrevem sentimentos, desafios e as expectativas da paternidade
VÍDEO: Orquestra Municipal de Sopros de Caxias grava homenagem ao Dia dos Pais