O pessoal da escola Tem Gente Teatrando, de Caxias, está encabeçando uma campanha cultural um pouco diferente. Eles resolveram colocar um carro à venda para arrecadar verba posteriormente revertida para profissionais que atuam na periferia da cidade. A ideia surgiu depois que a atriz e diretora Zica Stockmans se envolveu bastante com lideranças artísticas da cidade que trabalham com a população periférica. Foi por meio desse contato que ela entendeu que precisava fazer algo para contribuir.
— Percebi que existe um ciclo muito importante, no qual eu já acreditava, mas agora entendi como ele, de fato, salva. É o ciclo dos jovens da periferia que tiveram referências culturais na infância e conseguiram desenvolver sua própria arte, e hoje reproduzem essa missão dentro de suas comunidades. Esses projetos, que salvam um monte de crianças do mundo da violência e do tráfico, estão ameaçados de deixar de existir por conta da situação imposta pela pandemia — argumenta Zica.
Foi assim que o Uno entrou na história. O veículo ano 1995 (modelo 1996) tem uma longa trajetória de serviço à arte, já que é "pau para toda obra" na Tem Gente Teatrando desde 2011. Agora, o carro vai ganhar uma função ainda mais nobre. Ele está à venda pelo preço de R$ 5 mil, verba que será inteiramente investida em artistas ou iniciativas culturais da periferia.
— A ideia é investir esse dinheiro nos artistas para que esse ciclo da arte que salva se retroalimente — explica Zica.
Desta forma, a primeira etapa do projeto, batizado de Uno-me, é vender o carro. Depois, haverá seleção de trabalhos (Zica participa de um grupo com pelo menos 80 artistas/lideranças culturais das periferias de Caxias) e o pagamento desses profissionais. Zica planeja que a venda do Uno poderá garantir a manutenção de pelo menos 25 iniciativas artísticas. Quem se interessar em conferir o potencial do Uninho e de quebra alimentar a arte que salva, basta entrar em contato pelas redes da @temgenteteatrando.
Leia também
Tributo a Mercedes Sosa será atração em live do Sesc nesta quinta
Aline de Alencastro investe em grife de tricô
Associação Cultural Paralela retoma podcast mensal
Adriana Antunes: banana-verde gratinada
Edificação histórica no distrito de Tuiuty, em Bento, vai se transformar em centro cultural
Festival de Cinema de Gramado anuncia longas gaúchos concorrentes em sua 48ª edição
Festival de cinema italiano terá edição virtual
Conheça a grife de Nicole Stedile
Pão de liquidificador fácil e sem sova