A comunidade cultural de Bento Gonçalves está engajada em incentivar as pessoas a ficarem em casa neste período de riscos iminentes de contaminação pelo coronavírus. Uma campanha encabeçada pelo secretário da Cultura, Evandro Soares, está mobilizando participantes. A ideia é a seguinte: em vídeos curtos, os artistas divulgam um pouco de sua arte e reforçam o pedido para que as pessoas não saiam de casa neste momento.
Leia mais
Escritores de Caxias do Sul dão dicas de livros para a quarentena
Mande sua foto para a campanha #juntoscontraovirus
– Enviei uma mensagem para diversos grupos de WhatsApp com artistas de Bento, convocando a comunidade cultural para que pudessem usar sua criatividade mesmo em casa. Pessoal foi se manifestando voluntariamente a passar essa mensagem de ficar em casa – diz o secretário.
Um dos músicos que aceitou o convite foi Darwin BillyBoy (acima), um dos fundadores da lendária Rebeldes Rockabilly Band. Ele já disponibilizou três vídeos nos quais canta músicas autorais e covers acompanhado do dog Buddy, que adora música.
– É legal porque o artista não fica tão esquecido nesta época e ainda ameniza um pouco o clima – comenta o músico, que teve todos shows da agenda cancelados até abril.
Quer acompanhar a iniciativa? O perfil Cultura Bento, no Facebook, está compartilhando todos os vídeos. Uma iniciativa bem parecida com essa também está rolando em Garibaldi e você pode ver os vídeos por meio da página Turismo Garibaldi no Facebook.
Fundo Municipal de Cultura segue com inscrições abertas
E por falar em Bento Gonçalves, seguem abertas por lá as inscrições para o Fundo Municipal de Cultura. O prazo foi prorrogado até o dia 15 de abril e, neste ano, foram disponibilizados R$ 945 mil no edital. O valor deve ser distribuído entre 34 projetos nas áreas de artes cênicas, audiovisual, música, artes visuais ou artesanato, literatura, patrimônio histórico e folclore.
As inscrições são online e, de acordo com o secretário, haverá uma certa flexibilização por parte da prefeitura no que diz respeito a documentos que precisam de assinatura.
– Por exemplo, um aceite mesmo por e-mail do responsável pelo espaço onde o projeto será apresentado, isso também já vai ser entendido como carta de aceite no projeto – explica o secretário.
A Secretaria da Cultura de Bento também está preocupada em liberar as verbas o quanto antes for possível, para que esse dinheiro possa fomentar o fazer artístico e reverter em acesso à arte para a comunidade.
– No final do prazo de inscrições, a ideia é que façamos uma nova alteração de cronograma onde todo mundo estará engajado numa força-tarefa para poder disponibilizar esse recurso para a cultura o quanto antes, numa injeção de recursos na nossa cidade – compromete-se Soares.
Mais informações sobre o fundo podem ser acessadas em www.cultura.bentogoncalves.rs.gov.br.