O nome de Paulo Périco (MDB), atual vice-presidente da Câmara de Vereadores de Caxias, é cogitado para assumir a pasta da Secretaria da Cultura na gestão do prefeito Flávio Cassina (PTB). Bastante reconhecido por sua ligação com a área da educação – possui 30 anos de docência–, vale lembrar da atuação do parlamentar enquanto presidente da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo, ferramenta de diálogo muito utilizada por integrantes do Conselho Municipal de Políticas Culturais. O vereador também se posicionou por diversas vezes contrário aos polêmicos cortes no Financiarte, que ele chegou a definir como “assassinato da arte e da cultura”.
Leia mais
Responsável interinamente pela pasta da Cultura em Caxias, João Uez quer reavaliar Financiarte
Questionado pela coluna, Périco afirmou que o convite foi realmente feito, mas não confirmou se, de fato, assumirá a pasta atualmente comandada interinamente por João Uez.
– São comentários, isso está sendo discutido, não consegui falar pessoalmente com ninguém e gosto de falar pessoalmente – disse ele, por telefone, de Curitiba.
Périco deve retornar a Caxias na quarta, quando se reunirá com lideranças para discutir os próximos passos. Outros nomes que chegaram a ser cogitados para o cargo nos bastidores foram do tradicionalista Jó Arse (ex-vereador pelo PDT) e do produtor cultural Luciano Balen, que negou ter sido convidado.
– Não fui convidado, nem sondado. Se um dia eu chegar a assumir um cargo assim, terei de me distanciar de tudo o que eu faço – comentou Balen.