A Velha está veterana, comemora em 2020 uma década de folia pelas ruas de Caxias. Foi o bloco comandado por ela, aliás, que abriu portas para a proliferação de diversas outras iniciativas nesses mesmos moldes na cidade e na região. Um verdadeiro resgate ao Carnaval à moda antiga e um suspiro da alegria de fevereiro que, infelizmente, perdeu muito de sua identidade com o cancelamento dos desfiles na Sinimbu.
A data para vestir o abadá do Bloco da Velha já está definida, será no dia 23 de fevereiro (domingo), das 14h às 22h, na Rua Dom José Barea (espaço que abriga o bloco desde 2018). A edição comemorativa ganhou identidade visual assinada por Julia Martinato, com a temática “10 anos de samba na rua”. Em caso de chuva forte, o evento será transferido para o dia 1º de março.
A entrada é franca, mas, como em outros anos, estarão à venda ingressos para o Camarote Open Bar, espaço com vista privilegiada do palco, sombra e banheiros exclusivos. O agito sonoro ficará por conta da Banda Bloco da Velha, comandada pelo músico Dan Ferretti, e do DJ Mono. Também haverá participação do grupo de dança Mixturado e da tradicional madrinha do bloco, a hilária Dona Bastiana (vivida pelo ator Davi Souza).
:: Algumas novidades
Para facilitar a compra dos abadás, neste ano as peças estarão disponíveis por meio do site BlueTicket, a partir do dia 23 de janeiro. A venda também será realizada na Livraria Do Arco da Velha, como nos anos anteriores. O modelo será confeccionado nas cores roxo e amarelo, disponível em todos os tamanhos.
O bloco terá duas entradas, pelas Ruas 13 de Maio e Tronca, esquina com Vereador Mario Pezzi. Vale lembrar que a entrada é franca.
Antes do Carnaval chegar, o Bloco da Velha promoverá três saraus temáticos com entrada franca em locais públicos da cidade, sempre às 20h. O primeiro será na Biblioteca Parque, no dia 5 de fevereiro, com a temática “Malandro, o barão da ralé”. O segundo ocorre no Zarabatana Café, no dia 12 de fevereiro, sobre o “Carnaval do Rio”. O terceiro será no Café da Velha, no dia 19 de fevereiro, sobre o “Carnaval da Bahia”. Todos contarão com bate-papo e pocket show.