Há uma movimentação muito bacana rolando em Caxias do Sul a favor de uma valorização mais intensa dos artistas de rua. Nesta semana, Fábio Panone Lopes lançou um grafite com 280 metros num muro da Rua Garibaldi, gerando repercussão positiva na comunidade. Pensando em promover ainda mais reflexão acerca da temática, a iniciativa Usina de Valores promove por aqui a oficina Arte, Direitos Humanos e Intervenção Urbana. Será nos dias 24, 25 e 26 de junho, na sala temática do Instituto Estadual de Educação Cristóvão de Mendoza.
Leia mais:
Artista de Caxias conhecido por personagem Elichat reclama de abordagem da Guarda Municipal
Coordenação dos cursos de Artes Visuais da UCS repudia ação da Guarda Municipal contra Elichat
Quem vai ministrar o encontro por lá é o artista Lucas Leite, criador da Elichat, personagem conhecida nas ruas da cidade. Leite foi centro de uma polêmica envolvendo intervenção artística na Praça das Feiras repreendida pela Guarda Municipal em maio. Desde então, o debate pela valorização da arte como forma de libertação tem sido cada vez mais presente.
Os alunos vão participar da criação de cartazes, que serão colados na rua posteriormente. O ponto de partida para os estudos será o livro de poesia Estatutos do Homem (1973), de Thiago de Mello. A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas pelo http://tiny.cc/ArteDireitosHumanos.