2019 será lembrado como o ano em que a expressiva obra de Monteiro Lobato caiu em domínio público. Também por isso, este período tem trazido muitas iniciativas que celebram as histórias e os personagens criados pelo autor. Eis que Caxias do Sul protagonizará o encontro da boneca falante Emília, do Sítio do Picapau Amarelo, com o olhar de sete artistas da região. A boneca de trapo de macela é a estrela da exposição Emília, que ocupará o espaço lúdico do Instituto de Leitura Quindim a partir de 11 de abril.
Leia mais:
Jantar arrecada verbas para o Instituto de Leitura Quindim
Obra de Monteiro Lobato entra em domínio público a partir deste ano
Com curadoria de Rafael Dambros, a mostra foca atenções na capacidade de comunicação da boneca. Emília tem olhar aguçado e sincero sobre tudo o que a cerca, questionando toda e qualquer verdade estabelecida — cumprindo um papel que também é da arte num geral. Além do próprio Dambros, também participam da exposição Ilka Filippini, Sharizy Pezzi, Marina Prochászka, Marina Rombaldi , Matheus Montanari e Volnei Canônica. Essa Emília lindona da foto acima, com cara de "musa urbana dos muros", é assinada pela Marina Rombaldi e tem cerca de dois metros de altura.
Ah, uma boa notícia é que Sra. Dona Emília de Trapo de Macela deve inaugurar uma vocação do Instituto de Leitura Quindim também como espaço para exposições. Nada mais justo aproveitar aquele ambiente em todas as suas potencialidades.