As histórias do argentino (radicado em Caxias do Sul) Lucio Yanel e do passo-fundense (radicado no Rio) Yamandu Costa se cruzam de forma fraternal e musical. Essa trajetória de parceria entre os dois violonistas será contada em detalhes no documentário Dois Tempos, um road movie que está sendo gravado entre o Rio Grande do Sul e a Argentina. O convite partiu de Yamandu, que considera Yanel sua maior influência no violão. Acontece que, quando o argentino decidiu viver no Brasil, sua primeira morada foi justamente a casa dos amigos artistas Algacir Costa e Clary Marcon, pais de Yamandu. O jovem gaúcho se aprimorou como instrumentista vendo o argentino dedilhar o violão no ambiente doméstico. Hoje, Yamandu é reconhecido internacionalmente como um dos maiores talentos do violão brasileiro.
O documentário propõe remontar essa história de influência mútua por meio de uma viagem de motor-home. A equipe partiu da cidade de Estrela, onde atualmente vive a mãe de Yamandu, no dia 6 de janeiro. O destino era a cidade argentina Corrientes, berço do chamamé e cidade natal de Yanel. A dupla chegou lá na última quarta e deve voltar nesta segunda (21).
Pelo jeito, o filme terá um tom superíntimo, além de música de altíssima qualidade, claro. A Doble Chapa assina a produção.