Um formato clássico da literatura independente, principalmente nas publicações de poesia, as plaquetes povoam as novidades trazidas com o lançamento da Fresta Editorial. Surgindo agora no front cultural da cidade, a Fresta reúne as intenções dos autores André Ricardo Aguiar, Marco de Menezes e Natalia Borges Polesso. O trio, aliás, assina os primeiros lançamentos da editora. São plaquetes dedicadas à poesia: Curiculum Vitae, Como se Constrói uma Melancolia de Domingo e Pé Atrás, com belas ilustrações criadas respectivamente por Fabiano Scholl, Camila Cornutti e Verlu Macke (essas lindezas que a coluna te adianta acima). O lançamento oficial da Fresta e das plaquetes será no dia 3 de agosto, às 19h, no Alouca Café. Com 30 pilas, você leva as três publicações para casa.
– A ideia é manter uma coleção regular com as plaquetes, pequenos livros semiartesanais, e autores brasileiros em geral, não somente locais, mas começamos por nós – adianta Marco de Menezes.
A Fresta pretende fazer circular inéditos de escritores brasileiros, privilegiando o formato das plaquetes. Além da poesia, os lançamentos pretendem mostrar ainda trabalhos em ensaio curto, conto e outras possibilidades trazidas pelo hibridismo dos gêneros literários.