Projeto que nasceu em Caxias em 2015, por meio do Financiarte, o Festival Especial promete voltar repaginado em 2018. Capitaneado pela Varsóvia Educação e Cultura, está entre as iniciativas caxienses aprovadas no edital estadual #juntospelacultura2 do Pró-Cultura RS FAC (Fundo de Apoio à Cultura). O projeto prevê a conexão cultural entre diferentes entidades de Caxias. Além da já tradicional participante Apae, o Festival Especial promete abranger ainda a Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Visuais (Apadev), o Helen Keller, a A/Rampa Associação Regional dos Deficientes Físicos, o Instituto da Audiovisão (Inav), entre outros.
– É um novo degrau para o festival, que nasceu do Financiarte e depois foi realizado duas vezes via Lei de Incentivo à Cultura (LIC) municipal. A aprovação no FAC me dá a segurança para articular as novidades desta edição, como a possibilidade de juntar mais entidades na programação – comenta o idealizador do festival, Robinson Cabral.
A ideia também é promover um maior protagonismo por parte das próprias pessoas portadoras de necessidades especiais, garantindo um trânsito desses artistas por diferentes ambientes. Conforme Robinson, a data de realização do festival deve ser de 3 a 7 de dezembro (lembrando que no dia 3 celebra-se o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência). Como o projeto também está captando verba por meio de LIC, há ainda a possibilidade de o Festival Especial ser realizado duas vezes este ano, com uma edição extra de 20 a 24 de agosto, durante a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Estamos na torcida!