Morreu nesta segunda-feira (21), Paul Di’Anno, 66 anos, ex-vocalista do Iron Maiden, de 1978 a 1981. A notícia foi confirmada pela gravadora Conquest Music, em nome da família do músico.
Conforme o comunicado, o cantor faleceu em casa, na cidade de Salisbury, na Inglaterra. A causa da morte não foi revelada, mas Di'Anno enfrentava problemas de saúde havia muitos anos.
1
Durante a carreira solo, Di'Anno também passou pela Serra, em shows realizados em Caxias do Sul e Bento Gonçalves. Em 1° de outubro de 2011, por exemplo, o cantor fez show da turnê Running Free Again, na All Need Master Hall, com a banda Scelerata. A banda de abertura foi a caxiense Hecatombe.
2
Em 2015, Di'Anno esteve em Bento, tocando o repertório dos dois primeiros discos da Donzela de Ferro, Iron Maiden e Killers. O show ocorreu em 11 de abril, no Ferrovia Live.
— O Paul Di'Anno era um cara gente boa, por mais delicado que fosse o estado de saúde ele, mesmo sentado, ele fez um baita show. Tocou naquela noite várias músicas do Iron Maiden e várias música da carreira solo. Foi um show inédito pra cidade, com casa lotada — recorda Leandro Catani, produtor do show em Bento Gonçalves.
3
Ao longo da história, Di'Anno não se tornou o principal vocalista do Maiden. Isso porque Bruce Dickinson, que substituiu Di'Anno, em 1981, ajudou a conduzir a banda britânica por uma nova e promissora trilha.
4
Contudo, os dois primeiros discos Iron Maiden e Killers, importantíssimos para a ascensão da banda, tiveram a marca de Di'Anno, resultando em hits como Running Free, Iron Maiden, Wrathchild, Murders in the Rue Morgue e Killers — até hoje fazendo parte do set list da banda.
5
"É tão triste que ele tenha partido", comentou o baixista e fundador do Maiden, Steve Harris, ontem, na rede social X. "Entrei em contato com ele recentemente, enquanto trocávamos mensagens de texto sobre o West Ham e seus altos e baixos. Pelo menos ele ainda tocava até recentemente, era algo que o fazia continuar, estar lá sempre que podia. Ele fará falta para todos nós. Descanse em paz companheiro."