O cara sabe que tá ficando velho quando te convidam pra ser padrinho. Pois então, e padrinho literário, essa é nova pra mim. É que a "formatura" da oitava turma da Serra da oficina Santa Sede - Crônicas de Botequim, iniciada em abril, chega ao fim com a publicação da coletânea Só e bem acompanhado.
A turma é variada: reúne desde cronistas iniciantes de cidades próximas a Canela até a experiente e germânica dona Heidi Lauterbach, passando pelo trio carioca Kiko, Rossana e João, residentes há pouco tempo na região, polo turístico do sul do país.
O projeto é idealizado por Rubem Penz, cuja proposta já foi agraciada com o Destaque Literário do Prêmio Açorianos 2016. Como boa tradição botequeira, os livros Santa Sede sempre contam com um padrinho escritor, conhecedor do gênero Crônica. Honra que divido ao lado de figuras como Eduardo Bueno e Fabrício Carpinejar, padrinhos de edições passadas.
A antologia com 81 crônicas, escritas por oito autores, além de nove convidados, será lançada na 69ª Feira do Livro de Porto Alegre, neste sábado (4), às 18h, no 1º andar do Memorial do Rio Grande do Sul.