A escritora porto-alegrense Leticia Wierzchowski é quase sempre lembrada pela obra A Casa das Sete Mulheres, que por ter sido adaptada para a televisão virou sua referência mais popular. No entanto, ela segue sua carreira tecendo narrativas, com pitadas da vida real, romanceadas por meio da ficção.
É sobre essa jornada que se trata a palestra “Os aprendizados por detrás da narrativa de ficção”, que Leticia profere neste sábado (8), às 17h30min, na Feira do Livro de Caxias. O encontro, que é aberto à comunidade, ocorre na Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim, da Casa da Cultura, bem no centro da cidade.
Todo esse aprendizado está contido no livro novo que vem chegando por aí. Amanhã será um dia melhor será lançado no dia 24 de outubro, mas já encontra-se em pré-venda. Ele pode ser adquirido na loja da Amazon por meio deste link. O livro foi editado pelo selo Culturama Plural, da editora caxiense Culturama.
Na obra, o leitor conhece Vanise e Alberto, que se cruzaram muitas vezes nos corredores do colégio onde trabalhavam, sem se notarem, até o dia em que algo mudou. Era o destino: estavam predestinados a viver uma grande história de amor. Juntos, eles experimentaram a emoção da gravidez de gêmeos. Contudo, quando os bebês tinham poucos meses de vida, Vanise descobriu um nódulo em seu seio.
— Esta história chegou até mim no meio da pandemia, e chegou de forma anunciada, como se também fosse meu destino contá-la. E assim o fiz: mergulhei na história de Vanise e Alberto e no universo da doença, com a profundidade necessária à importância da questão, mas também com a leveza que a literatura permite, pois escrevemos para corrigir a vida, para guardá-la e, às vezes, para que ela possa alcançar a dimensão merecida, guardada em palavras —ressalta Leticia.
Programe-se
O quê: Palestra “Os aprendizados por detrás da narrativa de ficção” com Letícia Wierzchowski e mediação do jornalista Marcelo Mugnol.
Quando: Sábado (8), às 17h30min.
Onde: Galeria de Arte Gerd Bornheim, da Casa da Cultura.
Quanto: Entrada franca.