Os vereadores de Óbidos, em Portugal, Telmo Félix e Margarida Reis (foto acima), mais a Célia Souza, representando o Instituto Politécnico de Leiria, estiveram nesta semana acompanhando as atividades do 1º Festival Internacional Literário de Gramado (FiliGram), cuja programação se encerra no domingo. Gramado e Óbidos são cidades coirmãs, por terem uma mesma veia turística.
— Essencialmente, viemos por dois motivos. O primeiro foi, querer estar presente no primeiro festival, e foi uma honra recebermos o convite. E, acima de tudo, criar aqui essa sinergia entre estas duas cidades, que já vem de muitos anos, mas agora também em termos culturais — explica Margarida Reis.
Por sua vez, Telmo reconhece que o festival, apesar de suas “dores de crescimento”, fruto de ser um evento ainda iniciante, está em um bom caminho:
— Olhando para o programa do FiliGram deste ano tem todos os ingredientes, digamos, para ser um sucesso. Acho que continuando com esta visão e desde logo estar a falar de acessibilidade é muito importante. E na questão de casar os livros com o vinho, em encontros literários, são bons alicerces.
Uma comitiva de Gramado deve visitar o Festival Literário Internacional de Óbidos (Folio), em outubro, para fortalecer ainda mais os laços e trocar experiências para a realização da 2ª edição do FiliGram, em 2023.