
O jornalista Marcos Cardoso colabora com a colunista Juliana Bevilaqua, titular deste espaço
As campanhas de incentivo à compra de produtos gaúchos, criadas após a tragédia climática, tanto pela Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) quanto pelo Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS), já começam a surtir efeito.
Na Cooperativa Vinícola Garibaldi, foi registrado um aumento de 18% na venda de vinhos finos e de mesa no país no mês passado em relação a maio de 2023. Nos quatro primeiros meses do ano, as vendas se mantiveram estáveis no Brasil na comparação com o mesmo período do ano passado.
Os números são ainda melhores considerando somente a região sul do Brasil. As vendas de maio foram 30% superiores em relação a igual período do ano passado, somando a venda de vinhos finos e de mesa. Entre janeiro e abril, as vendas para Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná tiveram um recuo de 8% em comparação com o mesmo período de 2023.
Segundo Maiquel Vignatti, gerente de marketing da cooperativa, esse volume de vendas é acima do esperado:
— Campanhas setoriais iniciadas pelos Consevitis-RS e pela Associação Gaúcha de Supermercados provocaram um sentimento de pertencimento e valorização aos produtos daqui. Esse movimento alterou a hierarquia de produtos na hora da decisão de compra do consumidor, inclinando-o à compra por vinhos gaúchos — destaca.
As ações
Ainda no mês de maio, o Consevitis lançou um selo especial criado para destacar os produtos nos pontos de vendas, dentro e fora do RS. A marca, na cor verde e com as escritas "Produto Gaúcho, Ajude o RS", já está sendo distribuída entre as vinícolas associadas às entidades que compõem o instituto. O selo também está disponível para download em versão para impressão e digital.
Já a marca da Agas é uma arte fornecida para os empreendimentos destacarem nos pontos de vendas. O selo verde, com o mapa do Rio Grande do Sul nas cores da bandeira do Estado, incentiva a compra de produtos gaúchos.