A alta demanda fez com que o atendimento no Hospital Dia da Criança, de Passo Fundo, no norte do RS, demorasse mais de seis horas nesta terça-feira (2). Uma das mães que procurou a reportagem de GZH Passo Fundo, contou que chegou ao local por volta das 13h e somente com a chegada da reportagem, por volta das 19h30min, foi chamada para atendimento.
Jéssica Fernandes chegou no hospital por volta das 15h30min, com o filho de três anos, e também relata a demora pelo atendimento.
— Ele está ardendo em febre e até agora nada de nos chamarem. Quando cheguei, fiz a ficha, demoraram umas duas horas para chamar para a triagem e depois disso não falaram mais nada e o nenê continua com febre — desabafa a mãe.
Ana Paula Monteiro é mãe da Maria de 10 anos. Ela conta que já esteve, dias atrás, no hospital e também passou pela mesma situação.
— Eu cheguei mais tarde um pouco, pois tinha visto que as pessoas já estavam esperando fazia tempo. Então já me preparei. Eles dizem que tem quatro médicos atendendo, a gente pergunta, mas a demora é demais. Minha filha está esperando com 38 graus de febre.
O que diz a Secretaria de Saúde
De acordo com a coordenadora de Recuperação à Saúde, Caroline Gosch, que responde pela secretaria de saúde, em razão do afastamento da secretária Cristine Pilati, a alta procura por atendimento ocasionou que a demora ficando maior que nos dias normais.
— Eu estou conversando com as enfermeiras, acompanhando a alta demanda que hoje estamos enfrentando. Nós estamos com quatro médicos realizando os atendimentos. Hoje, o sistema está mais demorado sim, porque a gente teve, além da alta procura, crianças com gravidade. Em todo o serviço dos emergência a gente atende as crianças com maior gravidade. A gente entende que o tempo de espera hoje foi maior que os outros dias, mas todas as crianças serão atendidas — afirmou a coordenadora.