A Cantata Natalina surgiu como uma forma de homenagear os 150 anos da cidade de Passo Fundo e consolidou-se, entrando oficialmente nos calendários do município e do Estado. Promovida pela Rede de Educação Notre Dame, a apresentação atrai milhares de pessoas para prestigiar de perto o espetáculo. Em sua 18ª edição, o tema escolhido para ser o fio condutor do roteiro é a sabedoria, sob o lema “Jesus crescia em sabedoria, estatura e graça”.
A primeira apresentação ocorreu no sábado, 23 de novembro, no Colégio Notre Dame Passo Fundo, onde mais uma sessão será promovida no dia 7 de dezembro. Já a Escola Notre Dame Menino Jesus, também no município, recebe a Cantata no dia 30 de novembro. No Colégio Notre Dame Aparecida, em Carazinho, a Cantata Natalina ocorre em 4 de dezembro.
– O espetáculo tem um bloco de reflexão e de caráter social. Já refletimos sobre família e crianças em situação de risco. Este ano, trazemos a pauta ambiental. Até porque, depois da catástrofe que atingiu o Rio Grande do Sul, não teríamos como nos abster de fazer uma referência a essa questão da destruição ambiental e suas consequências – ressalta o coordenador artístico da Cantata Natalina e vice-diretor do Colégio Notre Dame Passo Fundo, Vanderlan Lima.
Por isso, uma campanha de arrecadação de brinquedos está sendo organizada. As doações serão distribuídas a crianças de Canoas, uma das cidades mais atingidas pela enchente que assolou o Rio Grande do Sul em maio de 2024.
Confira esta e outras ações que tornam a Cantata Natalina um programa imperdível para toda a família:
1) Espetáculo de ponta
A Cantata Natalina é pensada com bastante antecedência. O coordenador artístico do espetáculo, Vanderlan Lima, conta que tudo começa a ser preparado em fevereiro. Entre os meses de março e abril a edição é lançada oficialmente, para começar a busca por parceiros e patrocinadores – tudo para entregar um espetáculo de ponta, de forma gratuita.
Profissionais capacitados são destacados para preparar as cenas especiais. Anjos no telhado e rapel estão entre os desafios que ficam a cargo dessas equipes.
– Ilumina-se o prédio, abrem-se as janelas e os coralistas estão ali cantando. Alguns também ficam em arquibancada com 15 metros de comprimento, além do palco principal. São cerca de 60 minutos com músicas em coral, apresentações solo, dança, e teatro – conta Lima.
2) Comunidade como protagonista
À exceção das equipes especializadas, de familiares que participam do espetáculo e de voluntários da comunidade local, tudo é feito pelos estudantes. O espírito natalino se consolida à medida que os próprios passo-fundenses e carazinhenses se engajam em fazer um espetáculo bonito, para apresentar aos demais cidadãos e a quem visita as cidades.
Cerca de 10 mil pessoas são esperadas para assistir às apresentações. As caravanas chegam de cidades da região norte do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, partindo de lugares como Concórdia e Chapecó.
3) Temas importantes
A sabedoria foi escolhida como eixo central desta edição. Sob a perspectiva divina, é vista como uma graça concedida pelo Criador. É com base nisso que, durante a narrativa, se desenrolam outros temas importantes para a sociedade, como a relação com a natureza. Diante da catástrofe climática enfrentada pelo Rio Grande do Sul, Lima afirma que, enquanto instituição de ensino, a Rede de Educação Notre Dame não poderia se furtar de trazer a pauta à tona.
4) Organização e segurança
Com a parceria do poder público, especialmente da Brigada Militar, da Guarda Municipal e da Prefeitura de Passo Fundo, a Cantata Natalina tem estrutura para receber milhares de pessoas a cada apresentação.
O trânsito na região também é organizado pelas forças de segurança. Ao mesmo tempo, o comércio na praça é vetado para evitar aglomerações e desvio do foco do evento.
5) Solidariedade
Além de ser um dos temas do espetáculo, o cuidado com o meio ambiente ensejou também a criação da campanha solidária deste ano. Em outras edições foram arrecadados alimentos e material escolar, entre outros itens.
Desta vez, o pedido é que o público doe brinquedos novos, que serão destinados a crianças de Canoas, cidade da região metropolitana que sofreu muitos danos com a enchente. A entrega será feita em 15 de dezembro, com uma edição especial da apresentação, que será levada até o município.
– Estamos em campanha para arrecadar no mínimo dois mil brinquedos novos. Vamos levá-los junto com uma apresentação com toda a estrutura de som, luz e telões de LED – garante Lima.
Envoltos em papel de presente e identificados, os brinquedos podem ser entregues nas instituições de ensino Notre Dame, até 10 de dezembro, e junto ao palco, nas noites de apresentação.
A Cantata Natalina é uma promoção da Congregação de Nossa Senhora e da Rede de Educação Notre Dame. A iniciativa conta com patrocínio de Sicredi, Prefeitura de Passo Fundo, Comercial Zaffari/Stock Center, Passo Fundo Shopping, BE - Bilingual Education, Razão Info, Eletrocar, Prefeitura Municipal de Carazinho, Atitus Educação, Una Construtora, SICOOB, JR Comércio de Cimento. Além disso, tem apoio de DSA Engenharia, Rockfeller, All Sign Comunicação Visual, Reusch Contabilidade, Decarli Advocacia, Texas Tech University TTU K-12 Academic, CNG Film, Bassani + Miranda, Delta Som & Luz e São Miguel Tur. A realização é do Ministério da Cultura, Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC).
Demais apresentações
Passo Fundo:
Diante da Escola Notre Dame Menino Jesus: 30 de novembro
Diante do Colégio Notre Dame Passo Fundo: 07 de dezembro
Carazinho:
Diante do Colégio Notre Dame Aparecida: 04 de dezembro
Horário: 21h