Por Carlos Melke, presidente da Aelbra, entidade mantenedora da Ulbra
Muitas transformações se sucederam entre as primeiras universidades usadas como transmissão de saber ainda na Grécia clássica e aquelas com as quais integrantes de uma geração 100% nativa digital se conectam hoje em busca de conhecimento. Nessa trajetória histórica, as instituições de Ensino Superior incorporaram papéis como o de fomento à inovação e à tecnologia. E essas mudanças reforçaram sua vocação como centros de excelência de ensino e de pesquisa, com base em uma dimensão ética e social.
É à universidade que cabe o papel de responder pelo nível mais elevado de aprendizagem. O Ensino Superior, encarregado de capacitar profissionais e empreendedores que respondam aos diferentes desafios globais, é levado a se reformular continuamente, aperfeiçoando-se e permanecendo com as portas abertas a temas emergentes, como a sustentabilidade, a diversidade, a inclusão.
De setores mais tradicionais como a indústria, a universidade foi direcionando seu foco para parques científicos, tecnológicos ou de pesquisas
De setores mais tradicionais como a indústria, a universidade foi direcionando seu foco para parques científicos, tecnológicos ou de pesquisas, acompanhando a evolução do mercado. Hoje, volta-se para ambientes de inovação como clusters e tecnópoles. E é isso que a torna tão relevante. É isso que leva sua atuação, como agente de transformação da sociedade, a ser decisiva para elevar o padrão cultural e tecnológico à sua volta.
Nesse processo de evolução constante, é natural que as instituições de Ensino Superior se preocupem em pensar sempre à frente, mantendo uma interface permanente com áreas empresariais e governamentais e com toda a sociedade.
O objetivo é preparar as novas gerações para um mundo que evolui numa velocidade cada vez maior entre o início e o final de um curso de graduação.
Essa missão tem sido o farol da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) nos últimos 50 anos – período em que, a partir do Rio Grande do Sul, firmou-se como uma das maiores instituições de ensino do país, com presença marcante de Norte a Sul.
Tenho recebido testemunhos de profissionais de diferentes áreas de atuação sobre a importância da Ulbra em suas vidas e o vínculo de orgulho e reconhecimento que mantêm com a instituição, o que renova o nosso compromisso de avançarmos sempre sintonizados com os desafios e as aspirações do nosso tempo.