Qual o papel e o impacto de um jornal na sua comunidade? Aqui em ZH, temos certeza de que, entre muitas outras, uma de nossas missões está em oferecer espaços para que a sociedade debata a solução de seus problemas e, com a maior pluralidade possível, construa um futuro melhor. Vamos materializar uma dessas contribuições na terça-feira, numa ampla discussão chamada Fórum iRS – Caminhos para o Futuro do RS. O evento é gratuito e aberto a todos.
No cinquentenário do jornal, há quatro anos, resolvemos criar algo que pudesse medir o desempenho do Rio Grande do Sul, em números, ao longo dos anos, para que os gaúchos pudessem debater: estamos melhorando ou piorando? Com profissionais da Escola de Negócios da PUCRS, que criaram a fórmula, e apoio da Celulose Riograndense, surgiu o Índice de Desenvolvimento Estadual – Rio Grande do Sul (iRS). O indicador mede o desempenho do Estado em três dimensões: padrão de vida, educação e, reunidos, longevidade e segurança.
Neste ano, infelizmente, o iRS não apresentou boas notícias. Embora sigamos em quarto lugar entre os Estados brasileiros, outras unidades da federação avançaram mais (e o Paraná em breve poderá nos passar, deixando o RS em quinto).
O que fazer para retomar o desenvolvimento em todas as dimensões relevantes do índice? É isso que vamos discutir no Fórum iRS, na terça-feira, na PUCRS, com apresentação da colunista Marta Sfredo. Confira o programa e participe!
8:00 – 8:30 – Credenciamento
8:30 – 9:00– Abertura do evento e apresentação do iRS, com o professor Ely José de Mattos, do Programa de Pós-Graduação em Economia da PUCRS
09:00 – 10:00 – Painel Emprego e Renda, com Flavio Comim e Izete Bagolin. Mediação Giane Guerra
10:30 – 11:30– Painel Educação e Saúde, com J.J. Camargo e Bettina Steren dos Santos. Mediação Rosane de Oliveira
11:30 – 12:30 – Painel Segurança e Longevidade, com Rodrigo Ghiringhelli Azevedo e Luciano Vaccaro. Mediação Carlos Etchichury
12:30 – 13:00 – Considerações finais e encerramento