A partir do fim de semana que vem, ZH ganha uma nova – e deliciosa – seção. Para ajudar a contrabalançar a avalanche de notícias pesadas que recebemos todo dia, criamos "Singular – Um olhar sobre o Rio Grande", que vai revelar aos leitores lugares e pessoas sensacionais e pouco conhecidos. Todo fim de semana, quando você tem mais tempo para ler, traremos de duas a cinco páginas no caderno DOC com essas histórias.
Para preparar o novo conteúdo, os repórteres Itamar Melo e Bruna Scirea e os fotógrafos Carlos Macedo e Tadeu Vilani estão há algumas semanas viajando por todos os cantos do Estado.
– Conversando com colegas e conhecidos que vivem ou já viveram no interior gaúcho, juntamos em poucos dias uma relação de mais de 40 lugares e personagens curiosos. E essa lista não para de aumentar – conta Bruna Scirea. – Isso mostra como cada canto do Estado é rico, particular e cheio de histórias surpreendentes. É uma alegria ir ao encontro de tantos lugares quase secretos e de tanta gente que se destaca pela simplicidade e pela dedicação a algo em que acredita. Prazer maior ainda é poder dividir tudo isso com os leitores.
Toda semana, você identificará por esta figura gráfica ao lado a nova seção, no caderno DOC.
– Na hora de planejar as primeiras reportagens, levamos em conta uma série de critérios: do ineditismo à leveza da pauta, do seu atrativo estético à possibilidade de desvendarmos uma lenda. E também houve critérios logísticos: para aproveitar a viagem, em dezembro, a Bruna fez quatro histórias na Serra, e o Itamar, três no Sul. Em janeiro, como descobrimos um personagem curioso em Boa Vista do Buricá, a Bruna já emendou com um lugar incrível em Três Passos, pois os dois municípios estão na mesma região – explica Ticiano Osório, editor do DOC.
Queremos muito saber se você vai gostar da novidade. Escreva para nós contando. E, o melhor: você pode indicar para o Ticiano um lugar bacana ou diferente, pouco conhecido, ou um personagem que os gaúchos deveriam conhecer. Pense um pouquinho e veja se aí perto não tem uma história que poderá, nas próximas semanas, estar nas páginas do DOC. Mande sua sugestão pelo e-mail singular@zerohora.com.br.