Lixeiras e contêineres de diversos bairros de Cachoeirinha passaram o fim de semana lotados de lixo depois que as duas empresas que prestam o serviço de coleta suspenderam os trabalhos em virtude de atrasos nos repasses da prefeitura. Conforme a administração da cidade da Região Metropolitana, a expectativa é que uma parte dos três meses de atraso seja paga nesta segunda-feira (7) e o lixo volte a ser recolhido já nesta tarde.
O pagamento, no entanto, não afasta a possibilidade de nova interrupção nos próximos dias, diz secretário da Fazenda de Cachoeirinha, Alex Branco . A prefeitura irá depositar na conta das empresas apenas o valor equivalente a 15 dias de serviço, o que garantirá a coleta por este período, e tentará quitar o restante da dívida antes que o serviço seja suspenso novamente.
- Esperamos poder regularizar a situação até o final do mês — diz o secretário.
A explicação, de acordo com o secretário, está na crise financeira enfrentada pelo município. Branco afirma que o pagamento dos salários dos servidores na última sexta-feira (4) fez com que faltasse dinheiro para o pagamento das empresas, que já estavam com repasses atrasados.
A negativa desencadeou um efeito dominó, afirma: as coletoras estariam alegando não ter dinheiro para pagar o aterro sanitário, local para onde são levados os resíduos da cidade. Sem poder pagar e utilizar o aterro, as empresas param de recolher o lixo na última sexta-feira.
A coleta de lixo em Cachoeirinha é dividida em duas modalidades e, por isso, duas empresas prestam esta função. Uma realiza a coleta automatizada, com caminhões que recolhem os contêineres – como ocorre em Porto Alegre - , e outra presta a atividade mecanizada, com caminhões, lixeiros e garis recolhendo o lixo das residências. Os bairros que não possuem contêineres da coleta automatizada sentiram de forma um pouco mais branda a interrupção, já que o lixo fica depositado dentro dos reservatórios e alguns chegaram a ter os resíduos recolhidos antes da paralisação. O mesmo não ocorreu nos bairros onde a coleta não é automatizada.