Para responder, o blog Lado Natureba recupera um estudo feito há alguns anos pela Universidade de Scranton, nos Estados Unidos. A pesquisa mostrou que a casca do milho tem polifenóis, que são atioxidantes e, portanto, melhoram a imunidade. Na mesma ação, também combatem o envelhecimento precoce, doenças cardíacas e colesterol. Ao reduzir a presença de radicais livres no organismo, combate até câncer e Alzheimer.
Os pesquisadores chegaram a publicar que a pipoca tem mais polifenóis do que frutas e verduras. Isso porque a pipoca tem 4% de água. Nos hortigranjeiros, a substância seria diluída em 90% de água. Mas atenção: não é substituto porque tem muitos outros nutrientes na jogada!
Só que os polifenóis estão na casquinha no milho! Então, tem que comer. Autor do estudo, Joe Vinson disse que a casquinha é “pepita de ouro” da nutrição.
Lembrando que milho é um carboidrato, mas cheio de fibras. Somos fãs de fibras aqui! Boas para saúde e também aumentam a sensação de saciedade.
Mas vamos para alguns alertas:
- Não usar margarina, por favor! De que adianta comer pipoca porque é bom, mas cheia de gordura trans?!
- Cuidar com a quantidade de sal.
- Nutricionistas indicam preparar com água e sal apenas. No fogão ou no microondas. Pode temperar com ervas secas ou frescas.
- Fuja das pipocas prontas para microondas. São cheias de conservantes e sódio.
- Pediatras pedem cuidado ao dar pipoca para crianças pequenas. Elas não mastigam direito e pode provocar asfixia. Sugerem dar pipoca somente após os dois anos e, se possível, só depois de quatro anos.