A dica da nutricionista do Mesa Brasil Sesc, Ana Carolina Ferreira, é fazer extrato em casa e congelar em potes pequenos. Depois, descongelar e temperar na hora para fazer o molho. Primeiro, extrato é tomate praticamente puro, cozido até desmanchar. O molho inclui outros itens, como temperos.
Veja as orientações da nutri:
Lavar tomates: Escolha tomates maduros com a pele não rompida, lavar em água corrente para tirar a terra e outras sujeitas, colocar de molho em água sanitária. É uma colher do produto para cada litro de água. Usar água sanitária pura, sem outros produtos de limpeza na fórmula. Isso deve ser verificado no rótulo. Deixar no máximo 15 minutos porque a pele do tomate é muito porosa. Retirar e lavar em água corrente.
Extrato: Dourar cebola, acrescentar tomates picados e deixar cozinhando até desmanchar. Não precisa colocar água. Leva, no máximo 30 minutos.
Congelar: Pode passar no liquidificador se não ficou bem desmanchado, colocar em potes de vidro bem fechados. Não encher até o topo porque ele se expande quando congela. Deixar esfriar um pouco e colocar no congelador.
Molho:
Ingredientes:
- cebola picada
- alho picado
- 2 colheres sopa de óleo
- 6 tomates maduros
- 1 colher chá de sal
- 2 cenouras cozidas e picadas (Deixa o molho mais nutritivo! – dica especial da nutricionista Ana Carolina. O blog Lado Natureba também usa beterraba eventualmente.)
- Temperos como manjericão, pimenta, cebolinha, orégano. Depende do gosto de cada um!
Refogar cebola e alho no óleo, colocar os tomates e cozinhar até desmanchar. Acrescentar os temperos e colocar água se preciso para deixar na consistência desejada.