Ao menos 15 veículos se envolveram em um grave acidente na BR-290, em Eldorado do Sul, na manhã desta terça-feira (1º). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, dez pessoas ficaram feridas e um homem que estava na carona de uma carreta morreu. O caminhão tem placas de Guaíba. Ele não teve o nome divulgado. No momento do acidente, a neblina era muito densa e a visibilidade muito baixa, de acordo com a primeira equipe a chegar no local do acidente. A rodovia só foi totalmente liberada após cinco horas de trabalho de remoção de veículos e da perícia.
De acordo com testemunhas, um carro freou por causa da forte neblina. Em seguida, o veículo foi atingido por dois caminhões, sendo que um deles capotou e derrubou parte da carga na pista. Outros veículos que vinham atrás também bateram na carga e perderam o controle. Entre os veículos envolvidos, estão dois ônibus. Um da prefeitura de Dom Pedrito e outro que saiu de Cristal, no sul do RS. Os passageiros não ficaram feridos.
De acordo com a delegada Sabrina Doris Teixeira, titular da DP de Guaíba, as circunstâncias do acidente ainda serão apuradas. O motorista de um dos caminhões deverá ser um dos primeiros a falar à polícia sobre a ocorrência.
Ambos se deslocavam para Porto Alegre. Os passageiros não ficaram feridos e tiveram que aguardar a chegada de outros coletivos para seguirem viagem. Ambulâncias da Concepa, com apoio da PRF e de Bombeiros Voluntários, realizaram o atendimento dos feridos. Dois feridos foram encaminhados ao Hospital de Pronto Socorro (HPS), em Porto Alegre, e as outras vítimas receberam atendimento em um posto de saúde de Eldorado do Sul.
No sentido oposto (Capital-Interior), no mesmo local, três caminhões também bateram. Um dos veículos teria reduzido a velocidade após o motorista se assustar com o grave acidente que visualizou na pista contrária.
Equipes da Concepa conseguiram limpar as pistas e retirar quase todos os veículos por volta das 07h30min, mas houve bloqueio parcial mais tarde para os trabalhos da Perícia e a retirada de um dos caminhões.