Uma das vantagens de viajar de carro é poder parar em qualquer lugar para conhecer lugares novos. O mais importante: é preciso ter paciência e evitar a pressa. Em Nova Roma do Sul, há um mirante que é pouco conhecido pelos turistas que visitam a cidade. De lá, o visitante tem uma vista espetacular do Rio da Prata e de vinhedos e morros da região. Também é possível avistar cidades vizinhas, como Bento Gonçalves e Veranópolis.
O Mirante fica nas terras da vinícola De Bastiani, localizada no interior do município, na Linha Carlos Leopoldo. Não é difícil chegar lá. Na dúvida, basta perguntar na pipa localizada na praça em frente à igreja, onde são dadas informações turísticas.
A De Bastiani vende produtos mas também recebe grupos para almoço no fim de semana, é preciso agendar. O turista pode fazer apenas uma visita breve e conhecer o mirante, onde se chega após uma agradável caminhada de 500 metros mais ou menos. Do alto de um morro, é possível ver o Rio da Prata, que separa Nova Roma do Sul e Veranópolis. O trecho é bem próximo ao local onde o Rio da Prata termina, desaguando no Rio das Antas.
Nova Roma do Sul é uma das muitas cidades da Serra Gaúcha que tem colonização italiana. Há várias atrações por lá, como o Cia Aventura Eco Parque, um local para esportes radicais e outro mirante, o da barragem da Usina Castro Alves, este na saída para Nova Pádua.
A vinícola De Bastiani e o Mirante do Rio da Prata, no entanto, ficam para o outro lado, na saída para Veranópolis, a poucos quilômetros do centro. A maior parte da estrada é asfaltada, mas há um trecho de chão, em bom estado. Pergunte na Pipa e visite a região que vale a pena. O Mirante do Rio da Prata em Nova Roma do Sul é mais um dos lugares escondidos do RS.
Para chegar a Nova Roma do Sul, o melhor caminho é a RS-448 em Farroupilha. A subida da Serra é uma região muito bonita. A 448 tem asfalto, pista simples e muitas curvas. Vá devagar e curta a viagem e o passeio.