Baco é o deus grego do vinho, das festas, do lazer, do prazer e da folia. Era considerado um amante da paz e promotor da civilização. Segundo a mitologia romana, ao tornar-se adulto, Baco descobriu a forma de extrair o suco da uva e produzir o vinho.
O Vinho, esta bebida amada por uns, ignorada por outros, grande impulsora da economia da Serra Gaúcha, é a grande atração do Ritorno di Baco, um evento realizado todos os anos em Nova Roma do Sul, uma pequena e tranquila cidade da região.
Este ano, o evento será realizado na casa da família Pasuch, o Villaggio Pasuch, no interior do município. Só a casa já é um evento histórico. Foi construída nos primeiros anos da chegada dos imigrantes na região. É toda de pedra, encaixadas umas nas outras. Quem chega de carro a Nova Roma do Sul a partir de Veranópolis, atravessando de balsa o Rio da Prata, vê a construção no alto de um terreno elevado. Não tem como não parar o carro e fotografar.
Visitando a casa, é possível bater um papo com o Agostinho Pasuch, o dono da propriedade. Nos fins de semana, principalmente, ele está sempre por lá, embora resida na cidade. Agostinho produz vinho para consumo da família que, aliás é bem grande. Ele é o 16º filho do casal Carlos Pasuch e Inês Trecci Pasuch. A família é originária do Norte da Itália. Os imigrantes chegaram a Porto Alegre em 31 de dezembro de 1891. Depois foram parar na Serra Gaúcha, junto com tantos outros italianos que transformaram a região numa das mais ricas e produtivas do RS.
A casa da família Pasuch é usada hoje para eventos, como o Ritorno di Baco, mas também para almoços ou outras atividades em grupo. O Ritorno Di Baco será realizado em 5 de agosto, mas não se entusiasmem, porque os ingressos esgotaram. São apenas 150 felizardos, que pagaram R$ 100 para participar do evento, regado a vinho e muita comilança. Além dos comes e bebes, é uma chance única de conhecer de perto o casarão de pedra. A região onde está a casa é tranquila, na localidade de Capela Salete, a 5 km do centro. A estrada é de chão, mas está boa. Para chegar lá é só pegar a estrada para Veranópolis, ao lado da igreja matriz, no centro.
Agora, o negócio é torcer para que aconteça uma segunda edição do Ritorno di Baco este ano, ou esperar 2018. Para visitar a casa da família Pasuch, pode ser em qualquer fim de semana. E para entrar em contato com o Sr. Agostinho para marcar eventos, é só ligar: (54) 3294-1400/3294-1134/3294-1222. Pelo email: pasuch@diveneto.com.br.