O fechamento da emergência do Hospital de Clínicas até o dia 24 de novembro para limpeza nos dutos de ar-condicionado e manutenção em geral já causa reflexos nas demais unidades hospitalares de Porto Alegre e da Região Metropolitana. Em Alvorada, o atendimento é cinco vezes maior do que a capacidade de internação depois da suspensão da unidade da Capital - são 28 pacientes para 6 leitos.
Em Cachoeirinha, os 18 leitos estão ocupados e duas pessoas aguardam atendimento. Segundo a assessoria da entidade, houve 20% aumento desde que o Clínicas fechou no sábado (12). Já em Viamão, 18 pacientes aguardam leito na emergência. Apesar do aumento no número de pacientes, na Região Metropolitana ainda não ocorre restrição.
Já no Hospital Conceição, em Porto Alegre, a emergência opera com restrição até as 8h desta quarta-feira (16) e atende apenas casos graves. No local, há 141 pacientes adultos e a capacidade de atendimento é de 64 vagas.
O São Lucas da PUC está com lotação máxima e atende apenas casos graves na emergência adulta. A emergência do SUS da Santa Casa tem restrição nesta tarde - são 25 pacientes para 24 leitos.
As emergências pediátricas do Conceição e São Lucas da PUC, em Porto Alegre, não registram problemas.