Menos de um terço das estações de monitoramento da qualidade do ar do Estado estão ativas. No total, são 27 unidades, sendo que apenas oito estão ativas.
Uma das estações está em Porto Alegre e é mantida pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam), uma está em Canoas e é mantida pela Fepam e as outras seis estão sob a responsabilidade da iniciativa privada, como contrapartida de empreendimentos em Gravataí, Canoas, Guaíba, Esteio, Triunfo e Charqueadas.
Tanto a Fepam como a Smam justificam a situação pela falta de recursos para a manutenção das estações de monitoramento de ar, que tem um custo muito elevado, estimado em R$ 150 mil por ano por unidade. Essas estruturas servem para verificar se a emissão de poluentes está dentro dos limites estabelecidos pela Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) número 03, de 1990. A Fepam destaca que os relatórios da qualidade do ar também orientam o licenciamento de novos empreendimentos.
Na Capital, a única das três estações em funcionamento é a localizada na esquina das avenidas Borges de Medeiros com Salgado Filho, no centro. O chefe da Equipe de Controle de Atividades Industriais da Smam, o engenheiro químico Glauber Vettler Pinheiro, destaca que há mais de uma dificuldade que impede o pleno funcionamento dessas estruturas.
"A manutenção delas é cara, os equipamentos são de alta tecnologia, não se tem mão de obra desenvolvida em Porto Alegre para tratar eles com a velocidade que precisam ser tratados. As estações também precisam de dedicação grande do servidor. Até isso é problemático, temos deficiência no quadro".
As estações de monitoramento do ar analisam a concentração de cinco poluentes: monóxido de carbono, dióxido de enxofre, dióxido de nitrogênio, ozônio e material particulado, resultado da queima de materiais como combustível.
A Fepam destaca que uma alternativa para a multiplicação das estações de monitoramento da qualidade do ar é que os municípios também exijam de empresas a colocação ou manutenção dessas estruturas como forma de contrapartida aos licenciamentos ambientais.