A partir desta segunda-feira (24), o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) assume a limpeza das 540 praças de Porto Alegre e dos três cemitérios municipais. O serviço será realizado pela Cootravipa, que foi escolhida por meio de pregão. O contrato tem validade de um ano e pode ser renovado por mais 60 meses.
Além de recolher dejetos, nestes locais serão feitos serviços de roçada e varrição. Hoje, a limpeza é feita nas seis praças da Vila Farrapos, uma na 1ª unidade da Restinga e nos cemitérios. No mês de outubro, o trabalho será feito nos bairros Belém Novo, Bom Fim, Cavalhada, Centro, Cristo Redentor, Espírito Santo, Iapi, Jardim Lindóia, Jardim do Salso, Medianeira, Partenon, Praia de Belas, Restinga (1ª, 2ª, 3ª e 4ª unidades), São Sebastião, Santo Antônio, Teresópolis, Vila Floresta, Vila João Pessoa e Vila São José.
A reportagem circulou por praças da região central e zona sul da Capital e constatou que não há lixo acumulado nestes locais. Apenas na Praça da Matriz, no centro de Porto Alegre, uma garrafa de água, canudo e embalagem de algodão doce haviam sido jogados no chão, mesmo havendo lixeiras no local. A limpeza dos parques segue sendo responsabilidade da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMAM).