Um ex-padre de 60 anos foi preso na manhã desta terça-feira (4), em Passo Fundo, no Norte do Estado. Agentes da Polícia Civil cumpriram mandado de prisão expedido pela Justiça. Jorge Zanini respondia pelo crime de estupro de vulnerável.
O caso aconteceu em 2008 no município de Ronda Alta, onde Zanini era padre. Ele havia sido indiciado pela polícia na época e respondia em liberdade. O homem é acusado ter abusado de duas crianças menores de 10 anos de idade.
O Tribunal de Justiça já havia condenado Zanini a 12 anos e 10 meses de prisão, mas ele recorreu ao Supremo Tribunal de Justiça (STJ). Em Brasília, o STJ negou o recurso e mandou executar a prisão. A decisão não cabe mais recurso.
De acordo com o delegado Leandro Evandir Antunes, a prisão ocorreu em uma residência de Passo Fundo. Conforme a Polícia Civil, Jorge Zanini teria sido excluído da igreja após o crime. Já a Cúria Arquiodicesana de Passo Fundo informou que não poderia falar sobre o assunto e não deu informações se Zanini ainda exercia alguma atividade.
O preso foi levado ao presídio de Sarandi.