Nove empresas se candidataram para participar do processo de licitação para administrar os parquímetros de Porto Alegre. As propostas e a documentação de habilitação foram entregues na tarde desta terça-feira. De acordo com o presidente da Comissão Especial de Licitação, César Augusto Pereira, nesta primeira fase serão analisadas as propostas de preço e, após, haverá a abertura do envelope de habilitação da empresa vencedora. A previsão é que a empresa seja contratada ainda neste semestre.
A licitação prevê a prestação dos serviços de implantação, operação, manutenção e gerenciamento das vagas do sistema de estacionamento rotativo pago de veículos. A empresa será contratada para manter a Área Azul pelos próximos 10 anos. Nesse período, a programação exigida pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) é o aumento de 4,8 para 8 mil o número de vagas do serviço público de estacionamento rotativo na cidade, com 8% de ampliação no primeiro ano de operação.
Além disso, serão trocados todos os equipamentos. Os novos deverão ter mais facilidade para o usuário fazer o pagamento. Uso do smartphone e do cartão de crédito também estão entre as futuras melhorias previstas. A utilização de dinheiro é uma possibilidade, mas depende da evolução dos futuros equipamentos. Os atuais apresentam problemas no recebimento de cédulas. Caberá à EPTC fazer o planejamento e a fiscalização.
Desde o fim do contrato de 10 anos com a Estapar, a prefeitura anunciava que lançaria uma nova licitação. Para continuar mantendo o serviço, a EPTC contratou uma empresa para fazer a manutenção e outra para recolher o dinheiro. Houve problemas no funcionamento dos equipamentos tanto em 2013 quanto em 2014.